Topo1Topo2Topo3

Trabalho das acadêmicas de Nutrição, 2016


            Atividades desenvolvidas pela acadêmicas do curso de Nutrição

        No período de maio à julho de 2016, as acadêmicas Heloisa Schuck e Luana Limberger do Curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC realizaram atividades do estágio curricular em nutrição escolar na Escola Normélio Boettcher com a orientação das docentes Bianca Inês Etges e Camila Schreiner.

      O estágio tem como objetivo proporcionar aos alunos a vivência em escola de ensino fundamental e/ou de educação infantil, oportunizar a operacionalização dos conteúdos teóricos das disciplinas relacionadas à temática escolar e enfatizar a educação e a avaliação nutricional, bem como a administração no espaço escolar.

          Entre os trabalhos desenvolvidos pelas estagiárias, está o diagnóstico nutricional dos estudantes, a capacitação das manipuladoras de alimentos, atividades de educação nutricional com pais e alunos das turmas de pré-escola ao quinto ano, aplicação de testes de aceitabilidade do cardápio da escola, elaboração de fichas técnicas de receitas e elaboração de cardápios adequados à realidade econômica e nutricional do local.

       As atividades de educação alimentar e nutricional foram realizadas de forma dinâmica e lúdica, abordando temas sobre alimentação adequada, consumo de frutas, legumes e vegetais, alimentos industrializados e rotulagem de alimentos, com objetivo de incentivar hábitos saudáveis na alimentação diária dos escolares e dos seus pais

Dentre as atividades desenvolvidas, foi realizado o semáforo dos alimentos, colorindo as frutas, alimentos de consumo moderado x alimentos saudáveis, cruza-saúde, a importância do café da manhã e oficinas culinárias com elaboração de batida de abacate e laranja, pizza integral, cupcake integral de banana e bolo de laranja. Já em relação à capacitação das manipuladoras de alimentos, o tema abordado foi as “Boas Práticas de Fabricação em Serviços de Alimentação”.

         Na visão das estagiárias “a convivência com professores, alunos e funcionários foi gratificante, pois proporcionou diferentes experiências e desafios, contribuindo para nosso aprendizado.  A receptividade da escola colaborou muito, uma vez que sempre foram prestativos conosco, tornando possível a realização de cada atividade”.

    O nutricionista é o profissional habilitado que assume o planejamento, a coordenação,direção, supervisão e avaliação na área da alimentação escolar. Seu papel é fundamental, pois promovendo uma alimentação adequada para os escolares, haverá melhores hábitos alimentares, melhor aprendizado, prevenção de doenças e promoção de saúde.

Por Márcia Goetze 
07 Julho 2016 - 14h 55
512 
Visualizações

Mais Lidas

Dia 23 de Fevereiro – retorno às aulas

Alunos da NEB na 2ª e 3ª Fase da Olimpíada Escolar

Escola Normélio comemora 27 anos

Início do Ano Letivo 2015

Passeio de Estudos sobre Água

Páscoa na Escola

Alunos do 7º, 8º e 9º Ano visitam a 15º Expoagro Afubra

Alunos do 6º e 7º Ano visitam a Mostra de objetos de tortura da Idade Média